Em resposta à crescente necessidade de atenção à população em situação de rua, a Prefeitura de Taubaté publicou hoje o decreto que cria um Grupo de Trabalho Intersetorial. A iniciativa tem como objetivo implementar medidas imediatas e definir políticas públicas eficazes no âmbito municipal para atender essa população vulnerável.
O grupo será composto pelos secretários e secretárias de Governo e Relações Institucionais, Saúde, Segurança Pública e Serviços Públicos, além de representantes das próprias pastas, e será coordenado pelo Secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social. Seus principais objetivos incluem avaliar as iniciativas existentes, melhorar a integração entre os serviços e propor novas ações para atender às necessidades da população em situação de rua.
As tarefas iniciais do grupo incluem realizar um diagnóstico completo da rede de atenção atual, analisar o fluxo de acesso aos serviços existentes e propor uma reorganização para melhorar o atendimento. Além disso, será elaborado um cronograma de atividades já para o primeiro semestre de 2025, com revisões regulares para garantir a eficácia das ações implementadas.
“Estamos empenhados em criar condições para que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços necessários. Quem precisar de um lar, vamos buscar um lar. Quem precisar de tratamento, terá o tratamento. Quem precisar voltar para casa, contará com nosso apoio. E quem estiver em débito com a lei, será encaminhado para justiça.”, declarou o prefeito Sérgio Victor.
Créditos: Prefeitura de Taubaté