Quase 1.200 imigrantes ilegais foram detidos nos Estados Unidos no domingo (26), segundo a agência de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês). Os dados foram divulgados na noite desta segunda-feira (27).
Esse é o maior número de imigrantes presos em um único dia desde o início do segundo mandato de Donald Trump. O aumento ocorre após o governo estabelecer uma meta diária de 1.200 a 1.500 prisões diárias, segundo o jornal “The Washington Post”.
Ao todo, no domingo, o ICE prendeu 1.179 imigrantes. Desses, 566 foram detidos apenas por estarem vivendo ilegalmente nos Estados Unidos. Os demais tinham algum tipo de antecedente criminal.
Recentemente, autoridades do governo afirmaram que priorizariam prisões de imigrantes ilegais com histórico de crimes graves. No entanto, os novos dados indicam que a gestão Trump não deve poupar outras pessoas que vivem no país sem a documentação necessária.
No domingo, o “Washington Post” revelou que o governo poderia responsabilizar agentes do ICE que não cumprissem a meta de prisões diárias. A medida teria sido adotada após Trump demonstrar insatisfação com os primeiros números de detenções.