UMA BOA NOTÍCIA
Com a retomada pós Covid-19, todos os municípios brasileiros tiverem que se reinventar para acompanhar o progresso. Alunos que haviam se matriculado no município voltaram para as escolas particulares e dados do INEP, 2023 foi registrado 9,4 milhões de alunos matriculados em escolas privadas, superando o patamar de 2019, antes da Pandemia. Cada município criou formas de atingir metas e na Educação não foi diferente. Frente aos programas Estaduais apresentados em 2024, os Municípios de Taubaté e de Tremembé ganharam o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização do Programa Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), ficando Pindamonhangaba com o Bronze.
A EDUCAÇÃO COMO UMA NOVA PERSPECTIVA
Toda vez que o mundo passa por uma crise, ou cada vez que aumenta o índice de desemprego nos municípios, as escolas estaduais e municipais são a alternativa escolhida para manter a criança na escola. Segundo o INEP (Instituto Anísio Teixeira) responsável pela coleta desses dados, temos as seguintes matrículas nas cidades:
TAUBATÉ : 41.000 alunos sendo 5.549 em vagas de creches. Em Outubro o município tinha uma lista de espera de 740 crianças. 731 para vagas de Berçário, 72 crianças para Maternal I e 37 para Maternal II. Em Dezembro em virtude das convocações de matrícula para o ano de 2025 e as que estavam em salas seguirem o fluxo de ensino, a fila foi zerada. O Município conta com 69 escolas particulares.
PUBLICIDADE:
PINDAMONHANGABA: Segundo o INEP, o município tem 5.910 alunos matriculados na Creche e no Ensino Fundamental 9.021 totalizando 14.931 matrículas. No site oficial da Prefeitura de Pindamonhangaba não há a informação de lista de espera para matrícula, mas assim que você clica nesse link https://pindamonhangaba.sp.gov.br/cadastro-para-vagas-em-creche, os pais e responsáveis tem acesso a uma página para efetivar a inscrição. Já a rede privada da cidade conta com 38 escolas particulares espalhadas por toda a cidade.
TREMEMBÉ: 4.919 alunos matriculados na rede Municipal, a cidade conta com uma lista de espera de 93 crianças que também será zerada tendo em vista o término do ano letivo. O município conta com 7 unidades de ensino particular, espalhadas pela cidade.
INFORMAÇÃO TÉCNICA
Segundo o Instituto de Pesquisas Anísio Teixeira-INEP, o sistema de ensino tem 66,8% das crianças matriculadas na Rede Pública. 33,2% das crianças estão matriculadas nas escolas privadas. Em tempo integral temos 57,9% e 78,1% das crianças de pré-escolas estão matriculados na rede publica.
O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO
O Brasil vem passando por um rápido e crescente processo de envelhecimento e os atuais dados do IBGE dão conta de que o Brasil tem atualmente 32 milhões de idosos. Segundo o levantamento há 18 cidades com percentual de pessoas acima dos 60 anos é maior que o total de crianças e adolescentes de (0) a (14) anos. A diferença em Redenção da Serra chega a 25% de idosos contra 18% de mais novos, Lagoinha e São Luiz do Paraitinga 24% dos idosos contra 15% dos mais novos. Taubaté também faz parte da lista com 16,3% de idosos contra 8% entre (0) a (6) anos. Com base nestas informações, o que devemos fazer?
CONSTRIUR CRECHES OU CENTRO PARA IDOSOS?
Para responder essa pergunta, precisamos primeiramente ver como se comportaram os municípios frente ao desafio de zerar suas listas de espera.
Pindamonhangaba: Em 2023 construiu os CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil). Já contava com as creches do Centro, Mantiqueira, Crispim e Cidade Nova. Em fase de conclusão as creches mais esperadas pela população no Residencial Arco-íris (região do Araretama) e no Parque das Palmeiras. Ainda em 2024 a Secretaria de Educação pretende finalizar e entregar para a população as creches do Alto do Tabaú e a do Araretama, totalizando mais 800 vagas.
Tremembé: O município investiu 15 milhões na Construção de 2 novas creches que estavam com as suas obras paralisadas e na reforma nas 9 unidades escolares sendo que 5 unidades escolar estão prontas e 4 em fase de finalização. Os bairro do Jardim Santana e Vera Cruz aguardam ansiosamente a inauguração das duas unidades que está prevista para primeiro semestre de 2025.
Taubaté: Orçada inicialmente em 3,274 milhões a Creche da Estiva é aguardada por seus moradores desde maio de 2023. Acontece que um atraso na entrega fez com que o município arcasse com mais 580 milhões, totalizando 3,854 milhões para a finalização dos serviços. Assim que inaugurada a Creche no Bairro da Estiva terá 6 salas de aula projetadas para atender 150 alunos.
A compra do prédio da antiga ADPM por R$ 31,2 milhões também rendeu promessas de construção de uma unidade escolar no modelo já existente na cidade: SEDES (Sistema Educacional de Desenvolvimento Social) I que foi inaugurado em 2011. Com uma área de 138 mil metros onde seriam construídas 40 salas de aula com a capacidade total de 1.065 alunos, mas que ainda não iniciou a construção. Contudo a área já continha uma quadra poliesportiva que foi reformada e entregue a população este ano pelo valor de 3,962 milhões, valor que daria para se construir uma creche. A construção da Creche Vila Rica está em andamento com 80% das obras concluídas e um investimento de 3,2 milhões e assim que for entregue terá a capacidade de atender cerca de 170 crianças do Berçário á 2ª Etapa em período integral. A escola Prof. José Ezequiel de Souza também passou por reformas e modernização com custo final da obra em torno de 3,7 milhões e foi entregue a comunidade em 14 de novembro de 2024.
EM RELAÇÃO A MELHOR IDADE, O QUE FAZER?
O envelhecimento populacional é um fenômeno que tem ocorrido em escala Global e é resultado da queda da taxa de fecundidade. Diversos fatores contribuem para esse envelhecimento populacional, dentre eles, destaca-se o aumento da expectativa de vida do brasileiro, que aumentou significativamente nos últimos anos. Fatores como acesso á saúde (melhores condições médicos – sanitárias) e qualidade de vida também contribuem para esse processo. Bem como o aumento de renda e o acesso à informação e a Educação. Taubaté possui um lar para oferecer conforto a essa parcela da população. A Casa São Francisco de idosos tem sede própria e conta com uma estrutura com 10 mil metros quadrados de área, entre alojamentos, prédio administrativo, salão de eventos, sala de atividades, cozinha, refeitório, áreas de descanso ao ar livre e estacionamento próprio. Atualmente tem 90 acolhidos sendo 45 homens e 45 mulheres com idade superior a 60 anos. A prefeitura de Taubaté mantem a casa junto às doações privadas e emendas de vereadores e deputados estaduais. A lista de espera está em torno de 230 idosos aguardando uma vaga e para resolver essa questão a Prefeitura precisaria também investir na construção de uma nova casa, reformar e ampliar as que existem na cidade.
Podemos observar ao longo do texto que a ideia principal gira em torno do modo como a cada cidade se colocou para resolver as questões das filas de espera na educação Infantil. Fato é que a solução passa pela Construção de novas unidades, a ampliação e reforma das existentes. No caso do Lar para idosos a solução é exatamente a mesma, o que nos faz pensar que a longo, médio ou curto prazo poderemos amenizar a situação das filas e melhorar o atendimento público aos munícipes. Sabemos e entendemos que o Prefeito eleito Sérgio Victor (NOVO) terá muito trabalho para realizar as mudanças necessárias que trarão novamente o progresso a nossa querida Taubaté que está sucateada e parada no tempo em relação as outras cidades do Vale do Paraíba. Temos certeza que a cidade vai superar, e mostrar o potencial que possui com a força do povo trabalhador e esperançoso que as terras de Lobato têm. Que em 2025 possamos nos orgulhar em ter uma administração pública responsável e de cunho administrativo para resolver os problemas da cidade.
Valéria Ferri
Especialista em Gestão Administrativa Escolar
PUBLICIDADE: