Nas edições anteriores tratamos sobre a privatização. Hoje vamos falar sobre a estrutura da Educação em Taubaté e sua vizinha Pindamonhangaba.
Para entender tudo o que move uma educação de qualidade precisamos primeiramente elencar que os jovens não precisam somente de profissionais habilitados para ensinar a matéria especifica ao seu desenvolvimento, mas de uma estrutura que vai além, o prédio da escola.
- TAUBATÉ
No ano de 2021, no inicio de seu mandato, o então prefeito José Antônio Saud Junior adquiriu o prédio da antiga escola Henriqueta Vialta Saad localizada na Rua Bahia em Taubaté para ampliar transformar a antiga escola particular em escola municipal. Pelo imóvel foi pago 21,9 milhões, com a finalidade de tirar as crianças do fundamental I (de 1º à 5º) da unidade Professora Anna dos Reis Signorini deixando somente os alunos de fundamental II (6º à 9º). Por melhor que tenha sido a intenção antes mesmo de o prédio da unidade Jardim dos Estados receber seus patronos já aconteceu a primeira reforma. Cabe lembrar aos leitores que no prédio funcionava uma escola particular que contava com uma cantina onde os alunos compravam seu lanche em contrapartida para as atividades escolares precisaria de uma cozinha tendo em vista que os alunos das escolas municipais não podem levar seu próprio lanche, mas recebem a alimentação dentro das horas aulas que estiver na escola. Então para sanar esse lapso o governo Saud gastou mais 3,6 milhões para construir uma cozinha e um refeitório.
- GESTÃO POR OBJETIVOS OU DESESPERO?
No mesmo ano (2021) mais uma compra de imóvel foi feita para desafogar as escolas municipais e desta vez o imóvel escolhido foi a ADPM que foi adquirida por 31,2 milhões de reais primeiramente com a finalidade de transformar 98 mil metros quadrados na segunda unidade da escola Sedes. O projeto inicial ditava que a nova escola do município contaria com:
(6) salas de berçário possibilitando a matricula de 20 alunos em cada,
(6) salas de Maternal, com 20 alunos em cada;
( 6) salas de 1ª Etapa contabilizando mais 20 alunos em cada sala;
(13) salas de Ensino Fundamental I com 30 alunos cada;
(9) salas de Ensino Fundamental II com 30 alunos cada.
Em 2024 sem conseguir tirar nada disso do papel a prefeitura entregou uma quadra revitalizada com um investimento de R$ 3.962.802,99 milhões de reais sem nenhuma sala de aula.
Vale lembrar que ao comprar tanto o Colégio Saad quanto o prédio da antiga ADPM o governo Saud conseguiu cumprir o mínimo de 25% de aplicação de recursos na Educação que rendeu uma ação do Ministério Publico por improbidade administrativa ao governo Saud e aos antigos proprietários por entender que a compra foi realizada sem interesse público e com sobrepreço de R$ 3,475 milhões. Investimento total nas duas aquisições 53 milhões de reais sem acrescentar a cozinha e a quadra.
- PAIS SURPREENDIDOS X PROBLEMAS ESTRUTURAIS
Em 31/01/2025 os pais dos alunos matriculados nas escolas do Jardim dos Estados (antigo Saad) foram surpreendidos com a transferência de seus filhos para outras unidades próximas. Os 53 alunos da Educação Infantil serão realocados para a antiga escola Mae Coruja que fica a 500 metros da unidade. Já os 103 alunos do ensino fundamental foram divididos em duas turmas sendo os alunos de 4º e 5º ano irão para a escola Sedes e os alunos de 1º, 2º e 3º permanecerão na parte do prédio do antigo Saad que não foi afetada. A defesa Civil esteve no prédio e o laudo apontou comprometimento estrutural principalmente nas áreas do telhado e nas estruturas de sustentação, que por enquanto não tem prazo para iniciar, finalizar e quanto custará aos cofres públicos.
PINDAMONHANGABA
E essa questão parece ser unanimidade entre as cidades e Pindamonhangaba também sofre com a questão de prédios e no inicio de fevereiro deste ano a vereadora Ana Paula Goffi denunciou em suas redes sociais o abandono total da creche CAIC no bairro do Araretama que cede espaço a criminalidade e prejudicando a vizinhança. Uma espera de dois anos que não tem previsão. Cinco dias após essa denuncia /cobrança os pais, professores e diretores de escolas realizaram uma manifestação no prédio da prefeitura solicitando melhores condições e qualidade de ensino. Segundo seus representantes não há dialogo com a Secretária de Educação há pelo menos (2) anos e os problemas persistem. A comissão relata que há nas unidades diversos problemas estruturais, quedas de azulejos e no Centro Municipal de Educação Infantil CAIC teve um vazamento no inicio de uma obra que até hoje não tem prazo de término e segundo informações colhidas uma reunião com o prefeito será agendada para tentar sanar o problema.
CONCLUSÃO
Toda vez que uma escola fecha, a comunidade sofre!
Toda vez que a população fecha os olhos para a falta de politicas publicas coerentes, a comunidade sofre!
Toda vez que seu dinheiro não é investido de maneira correta na educação a comunidade sofre!
Pois a Educação transforma a realidade e faz um mundo melhor!
E como diria Paulo Freire: “Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.
Valéria Ferri
Especialista em Gestão Administrativa Escolar