Para reduzir fila de espera, prefeitura reformula serviço de acolhimento de pessoas idosas
O primeiro passo para essa reformulação foi o levantamento da demanda reprimida na cidade. De acordo com informações coletadas nos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), cerca de 250 idosos aguardam por esse serviço. Há relatos de famílias esperando desde 2020.
As ações estão sendo desenvolvidas pelo Departamento de Proteção Social Especial, que logo no início do ano denominou uma assistente social para ser referência no atendimento exclusivo dessa demanda, bem como nas articulações com a rede de atendimento e a Casa São Francisco de Idosos.
Nesta semana, foram iniciados atendimentos individualizados com assistentes sociais, com o objetivo de compreender a realidade de cada um dos idosos e de seus respectivos familiares e assim inserir em acompanhamento as situações identificadas como violações de direitos.
Entre os dias 20 e 24 de janeiro todas as famílias foram contatadas para agendamento de reuniões coletivas, realizadas na última semana, entre os dias 27 e 31. Os encontros buscaram estabelecer critérios objetivos para a priorização nos atendimentos, além de esclarecer dúvidas e dar orientações sobre o serviço de acolhimento e sobre seu impacto na vida do idoso, entre outras informações.
A expectativa é que no final deste mês seja realizada a sistematização dos dados com perfil das famílias atendidas, graus de dependência e as prioridades para o atendimento, além de proporcionar mais transparência ao processo de acolhimento institucional de idosos na cidade.
No dia 28 de fevereiro será finalizada a sistematização dos dados com perfil das famílias atendidas, os graus de dependência e as prioridades de atendimento. A iniciativa também busca proporcionar maior transparência ao processo de acolhimento institucional de idosos no município.
CASA SÃO FRANCISCO DE IDOSOS
Em janeiro, representantes da Prefeitura e da Casa São Francisco de Idoso reuniram-se a fim de fortalecer a parceria firmada e tratar de assuntos relacionados a ampliação do número de vagas. O encontro teve como meta reafirmar o compromisso com o cuidado, respeito e valorização da população idosa.
Créditos: Prefeitura de Taubaté